Projeto: A História de Indaiatuba - Uma Cidade Maravilhosa


A origem do nome de nossa cidade vem do tupi e guarani indaiá que significa palmeira e tuba palavra que significa muitas. Por que em nossa região existiam muitas palmeiras indaiá. No século XVIII Indaiatuba era caminho das tropas que iam para o sul do pais. Existem alguns registros de pequenos grupos de moradores que viviam aqui, trabalhando em lavouras de milho e feijão. Em seguida a lavoura de cana de açúcar fez com que nossa cidade desse um salto em seu crescimento. Já em meados do século XIX o café substituiu aos poucos a cana de açúcar, tornando -se o principal produto de nossa região.
O Casarão Pau Preto, muito conhecido em nossa cidade por ser um monumento histórico, foi construído no início do século XIX entre 1810 e 1820 sendo a sede de uma das grandes fazendas de café da nossa região.
Em 1880, a Câmara Municipal de Indaiatuba, faz uma arrecadação publica de fundos e constrói a primeira estação férrea, um acontecimento histórico para nossa cidade. Que contribuiu para a vinda de imigrantes, suíços, alemães, italianos, espanhóis e também os japoneses que colaboraram para um aumento significativo da população Indaiatubana.
Nas décadas de 1980 ocorreu um grande fluxo migratório vindo de todas as regiões de nosso país, e esta mistura de povos com suas culturas diferentes, faz de Indaiatuba uma cidade maravilhosa.